15 janeiro 2011

Queques simples de chocolate

Que há milhares de receitas de queques de chocolate, há, mas são poucas as que os deixam fofos mas consistentes, e acima de tudo, as que os deixam apeteciveis e com vontade de comer o segundo (normalmente come-se um e o resultado é sede e como diz o meu avô: "estou embuxado" resultado de estarem secos).

Descobri uma receita de queques de chocolate nos imensos livros de culinária da mamy lá em casa, já há uns meses, e (também já há uns meses)  como queria fazer algo facilmente transportável e que grande parte das pessoas (que conheço) apreciem, decidi pô-la em prática. O resultado foi este:



Mas, como tenho de inventar sempre alguma coisa diferente baseada numa receita base (dificil é encontrar uma boa receita base), fiz outra vez queques mas desta vez de cenoura. Cenoura crua ralada para poder sentir o seu real sabor e dar aos queques uma textura que os queques não costumam ter. E o resultado se apresenta:


(alguns com um toque de chocolate por cima)

Tudo isto para partilhar a nova alteração que ontem decidi fazer com esta mesma receita base. Desta vez fiz de chocolate mas no interior de cada um coloquei pedeços grandes de chocolate (meio quadradinho mais ou menos) que, para minha felicidade, não se desfizeram totalmente com a cozedura e em cada dentada, para além de queque também se comia chocolate em pedaços. E para toque final ainda fiz uma bobertura do mais simples que há de chocolate preto. O sabor ficou mais achocolatado mas quem comeu, quando termonou disse: "vou ter de comer outro!" (que chatice). E pronto, deixo-vos o resultado desta últíma experência e a promessa de que se houver outra será aqui partilhada. : )


(alguns uns pózinhos de côco só para dar cor)

1 comentário:

  1. Ó Maria... estou aqui a babar de tanta vontade de provar estes queques. Adoro a mistura de chocolate e cenoura (costumo fazer um bolo assim.
    A foto com a balança ao fundo está excelente!!!!
    Bjoquinhas

    ResponderEliminar